Actividades do projecto em análise na reunião do Comité de Coordenação Técnica
News details
(Membros do CCT e convidados)
O Comité de Coordenação Técnica do RETFOP realizou, por videoconferência, a sua reunião ordinária relativa ao terceiro trimestre de 2020, no dia 21 de Outubro.
Foi analisada a actividade desenvolvida no período de Julho a Outubro, tendo sido foi possível analisar os níveis de evolução das diferentes actividades do Projecto, numa reunião muito participada, que foi dirigida pelo novo Presidente do Comité, Dr. Martinho Bangula Katumua, Coordenador-Adjunto da Unidade Técnica de Gestão para o Plano Nacional de Formação de Quadro da Casa Civil do Presidente da República.
Marcaram presença na reunião todos os seus membros, em representação dos diferentes serviços da administração angolana, nomeadamente, os Serviços do Ordenador Nacional, a Direcção Nacional do Ensino Técnico Profissional, do Ministério da Educação, o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional, do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, a Direcção Geral da Formação Graduada, do Ministério do Ensino Superior bem como os representantes da Delegação da União Europeia, do Camões, IP e da Expertise France.
Participaram ainda, na qualidade de observadores e convidados, representantes das Embaixadas de Portugal e de França, representantes do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo, as Decanas da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade Agostinho Neto e Universidade José Eduardo dos Santos, respectivamente, bem como o Coordenador da Comissão de Coordenação Cientifica dos Cursos de formação de professores, do ISCED de Luanda.
O encontro virtual permitiu, tendo por base uma apresentação detalhada do Coordenador-Geral do RETFOP, Dr. Alexandre Rosa, fazer uma viagem pelo conjunto de actividade que foram implementadas no período em análise, com maior profundidade para as actividades centrais em curso, como é o caso dos Cursos de formação inicial de professores para o ensino técnico-profissional, em funcionamento em Luanda e Huambo, os trabalhos desenvolvidos no âmbito da elaboração do Quadro Nacional de Qualificação, do mecanismo de diálogo público-privado para a formação profissional, da programa de estágios profissionais e do fomento da empregabilidade através do programam de empreendedorismo.
No encontro foi ainda apresentada a proposta de revisão e ajustamento das actividades do Projecto, integrando as alterações introduzidas para minimizar os efeitos sociais e económicos da pandemia do COVID-19, que mereceu o consenso dos membros do Comité.
Nas suas intervenções, os diferentes parceiros manifestaram o seu acordo com a revisão das actividades proposta e o seu compromisso para assegurar a sua execução, tendo-se congratulado com os resultados que estão a ser alcançados.
O representante da embaixada de Portugal, Telmo Gonçalves, assim como a representante da Delegação da União Europeia, Alba Valle, no uso da palavra, congratularam-se com o nível de evolução das actividades e empenho da Unidade Conjunta de Implementação (UCI), neste contexto de pandemia, e encorajaram a sua prossecução.
(Coordenador-Adjunto da Unidade Técnica de Gestão para o Plano Nacional de Formação de Quadro, e Presidente do CCT, Dr. Martinho Bangula)
O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem uma abrangência nacional sendo implementado, no que respeita à intervenção directa ao nível das instituições de formação e emprego, nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.