Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

No âmbito dos trabalhos relativos ao desenho e criação do Sistema Nacional de Qualificação de Angola, foi desenvolvido um Estudo Especializado sobre o Mercado de Trabalho e Actividades Económicas de Angola.

O Estudo foi realizado pela EY-Angola e o respectivo Relatório foi apresentado nesta quinta-feira, 18 de Março, em formato online, e contou com as presenças do Director do Gabinete de Quadros do Presidente da República, do Secretário de Estado da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, de representantes  dos serviços ligados ao ensino técnico e formação profissional, técnicos da Delegação da União Europeia, do Camões, I.P, e ainda, dirigentes e técnicos de Parceiros Sociais e Empresas, bem como da Equipa do RETFOP.

No uso da palavra, o Secretário de Estado da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dr. Pedro Filipe, que presidiu a sessão, felicitou o trabalho desenvolvido e fez saber que esta é uma iniciativa pioneira e que deverá ter um impacto na formulação de políticas relativas ao fomento do mercado de emprego em Angola. Disse também que a parceria estabelecida com a União Europeia, no quadro do RETFOP, começa a dar os primeiros frutos, enfatizando que mais do que o betão e investimento em infraestrutura física, o país precisa também de ferramentas que possam fazer uma diferença na forma de agir e executar as políticas. Ao finalizar, reforçou que a envolvência do Gabinete de Quadro da Presidência da República nesta actividade sinaliza o compromisso do Estado angolano para a melhoria das qualificações dos jovens e trabalhadores.

Na sua intervenção o Coordenador-geral do RETFOP, Dr. Alexandre Rosa, disse, em nota de enquadramento, que o presente produto é um estudo de caracterização sobre a situação do mercado de trabalho e as grandes tendências do seu desenvolvimento, com o objectivo de ajudar a produzir informação que nos permita melhor identificar as famílias profissionais a integrarem o futuro Catálogo Nacional de Qualificações de Angola e iniciar um processo de elaboração de algumas qualificações em algumas áreas identificadas como sendo as mais prementes e que demandam qualificações. 

Fizeram a apresentação do relatório os membros da EY-Parthenon – empresa contratada para elaborar o estudo – na pessoa do Dr. Hermano Rodrigues, que falou dos pontos relacionados com a Análise Sectorial da economia angolana e da Dinâmica futura esperada no mercado de emprego angolano, e da Dra. Catarina Maria, que abordou sobre a Análise das Famílias Profissionais, temas estes que, pela sua pertinência, mereceram a intervenção dos vários participantes.

A sessão foi encerrada pelo Director do Gabinete de Quadros do Presidente da República, Dr. Edson Barreto, que considerou o encontro frutífero e interessante constituindo um passo estruturante para a regulação do mercado de trabalho, que permitirá contribuir para uma melhorar compatibilização entre a oferta e a procura de quadros pelo mercado de trabalho.

Veja aqui a apresentação! 

Veja aqui o Estudo!

Confira algumas imagens:


 

Related topics