Comité de Coordenação Técnica avalia actividades do Projecto
News details
Na sua quinta reunião, o Comité de Coordenação Técnica do RETFOP apreciou o nível de evolução das actividades do Projecto nos últimos seis meses, tendo discutido a proposta de reajustamento e reorientação de actividades face à situação de pandemia. O Comité manifestou agrado pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e deu o seu acordo geral às propostas apresentadas pela Coordenação do Projecto.
A reunião teve lugar na passada sexta-feira, 03 de Julho, através da plataforma Zoom e contou com a participação do ainda Coordenador do CCT e também Secretário de Estado do Ensino Secundário, do Senhor Secretário de Estado do Ensino Superior, da representante do Senhor Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, representantes da Delegação da União Europeia em Angola e dos Adidos para a Cooperação das Embaixadas de Portugal e França.
Participaram na reunião, os membros do Comité, representando o Camões, I.P, a Expertise France, assim como, os Ministérios parceiros do Projecto – Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros (UTG/PNFQ), Direcção Nacional do Ensino Secundário Técnico-Profissional (DNESTP), Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP). Participaram, ainda, como convidados o Director-Geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), e os Coordenadores dos Cursos de Formação de Professores da UJES/ISCED Huambo e UAN/ISCED de Luanda bem como a equipa do RETFOP.
O Comité de Coordenação Técnica, órgão que tem como objectivo central supervisionar as operações do Projecto, foi informado dos planos de contingência, adoptados face à crise de saúde pública, do ponto de situação das actividades, bem como das propostas de reajustamento de reorientação das actividades, com maior detalhe para aquelas com grande impacto para a criação de emprego no quadro dos constrangimentos à sua implementação, tendo em conta as restrições de mobilidade provocadas pela situação pandémica.
Nas suas intervenções, o Secretário de Estado do Ensino Superior fez importantes esclarecimentos relacionados com o reinício das aulas no Ensino Superior, e por sua vez, o Director do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) fez o ponto de situação do processo de inscrição as bolsas de estudo no âmbito dos Cursos de Formação de Professores para o Ensino-técnico profissional.
Na reunião, onde foi possível consensualizar as linhas estratégicas para as actividades em curso, o comité manifestou a sua concordância geral com a orientação que tem sido seguida e o seu reconhecimento relativamente ao trabalho desenvolvido.
O RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola – tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais empregável e produtivo. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem a duração de cinco anos e abrange as províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de euros.
Confira algumas imagens:
(Retrato geral dos participantes)
(Senhor Coordenador do Comité de Coordenação Técnica e Secretário de Estado do Ensino Secundário)
(Senhor Secretário de Estado do Ensino Superior)
(Senhor Coordenador-geral do RETFOP)
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.