Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

Realizou-se nesta segunda-feira, 08 de Outubro, a 9ª reunião ordinária do Comité de Coordenação Técnica (CCT) do RETFOP. Na reunião, realizada por videoconferência, foi feita a análise das actividades desenvolvidas no terceiro trimestre de 2021.

O encontro permitiu, tendo por base uma apresentação pormenorizada do Coordenador-Geral do RETFOP, Dr. Alexandre Rosa, fazer o ponto de situação do conjunto das actividades desenvolvidas no período em análise. Mereceram especial destaque os Cursos de formação inicial de professores para o ensino técnico-profissional, os trabalhos desenvolvidos no âmbito da elaboração do Sistema Nacional de Qualificações, do Mecanismo de Diálogo Público-Privado para o ensino técnico e a formação profissional (ETFP), do Programa de Estágios Profissionais e do fomento da empregabilidade através do programa de apoio ao empreendedorismo.

Na ocasião, o Presidente do CCT, Dr. Martinho Mbangula Katumua, que presidiu a reunião, fez uma apreciação positiva dos avanços registados nas diferentes actividades, tendo destacado as actividades relacionadas com a formação de  formadores de formadores, a formação técnica e pedagógica de 80 formadores em quatro especialidades, bem como do processo de aprovação do enquadramento legal  do Mecanismo de Diálogo Público-Privado para o ETFP.

A reunião contou com contributos dos membros do CCT, nomeadamente dos representantes da UTG/PNFQ, MED e MAPTSS   que, nas suas intervenções, fizeram uma avaliação positiva do desenvolvimento das actividades, apontando caminhos para ultrapassar as dificuldades.

Na reunião marcaram presença todos os seus membros, em representação dos diferentes serviços da administração angolana, nomeadamente, da UTG/PNFQ, do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE), do Ministério da Educação, do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP)do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Direcção-Geral do Ensino Superior do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, do INAGBE, bem como os representantes da Delegação da União Europeia, das Embaixadas de França e Portugal, do Camões, IP e da Expertise France, assim como membros da equipa do RETFOP e demais convidados.

Related topics