MAPTSS avalia, com o apoio do RETFOP, impacto das formações de empreendedorismo dos CLESE
News details

Reforçar e dotar os serviços dos Centros Locais de Emprego e Empreendedorismo do MAPTSS (CLESE) e Centros de Emprego de pessoal com competências adequadas para a promoção do empreendedorismo e de serviços de apoio a jovens empresários constitui uma das actividades do projecto RETFOP – Revitalização do Ensino-técnico e da Formação Profissional, que, para atingir esse objectivo tem realizado, em parceria com o MAPTSS, várias acções complementares.
No passado dia 22 de Dezembro, realizou-se a reunião de apresentação dos resultados de um diagnóstico externo à actividade formativa, em empreendedorismo, realizada em 2019 para conhecer e identificar os seus impactos, o que consistia numa das etapas desta acção.
A apresentação dos resultados foi feita pela representante da empresa responsável pelo diagnóstico, numa reunião que se realizou através das plataformas online, e que contou com a presença do Director-geral do Instituto Nacional de Formação Profissional, do Director-geral adjunto, técnicos dos serviços centrais, Chefes dos serviços provinciais e representantes do RETFOP.
Para a elaboração deste diagnóstico, que visa também estabelecer e medir o impacto quantitativo e qualitativo em termos de resultados para o ano de 2019, foram submetidos questionários a Directores dos CLESE, Formadores (internos e externos), Coordenadores, formandos e, na ausência de respostas, foram feitas chamadas pelo Callcenter.
Entre outras coisas, este estudo aponta uma grande disparidade dos números de cursos promovidos por cada um dos 10 CLESE, disparidade de percentagem entre formandos inscritos e formandos que concluíram a formação, a relação entre o número de cursos promovidos e o número de empresas criadas em cada CLESE, assim como o tempo de vida dessas empresas. Foi ainda possível aferir aspectos relativos ao funcionamento e coordenação dos CLESE, entre outros vários aspectos
O relatório apresentado traz elementos que servirão de base para desenhar o próximo passo deste trabalho, que será de traçar uma estratégia futura em termos de um caminho formativo para responder aos desafios e questões levantadas nesta primeira fase de diagnóstico. Assim, com base neste segundo documento mais estratégico, serão propostos novos instrumentos de formação para jovens com iniciativas empresariais, mas também para formadores envolvidos no CLESE (formação de formadores), bem como para o pessoal de gestão deste serviço.

(Dra. Cristina - BET ON PEOPLE – Apresentação do Relatório)
O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem uma abrangência nacional sendo implementado, no que respeita à intervenção directa ao nível das instituições de formação e emprego, nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.