Proposta do Sistema Nacional de qualificações apresentado pelo RETFOP
News details

Foi concluída e está em fase de validação, a proposta técnica que define e regula os instrumentos, as acções e as estruturas necessárias ao funcionamento e desenvolvimento do Sistema Nacional de Qualificações, compreendendo a estrutura do Quadro Nacional de Qualificações e do Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais e a proposta técnica do Modelo de Governação do SNQ, que estabelece as regras de organização e funcionamento da futura entidade coordenadora do SNQ.
A proposta do Quadro Nacional de Qualificações aponta para dez níveis de qualificação sendo os níveis 7,8,9, e 10 correspondendo aos níveis superiores de qualificação e os níveis 1, 2, 3, 4, 5 e 6 a níveis de qualificação não superior. Com tal proposta as formações obtidas no âmbito do sistema de formação profissional e do ensino técnico profissional enquadram-se entre os níveis 2 e 5.
Os níveis de qualificação profissional não superiores (níveis 1 a 5) foram descritos com base em três descritores de resultados de aprendizagem: conhecimento, habilidades e autonomias e responsabilidades.
Em relação ao modelo de governação da futura entidade coordenadora do SNQ, a proposta enfatiza a pertinência de uma superintendência e tutela conjunta dos Departamentos governamentais com responsabilidade pelo Plano Nacional de Formação de Quadros, e pelas áreas da Educação, Formação Profissional e Ensino Superior.
Segunda a proposta desenvolvida no âmbito da assistência técnica do RETFOP, prevê-se, ainda, a criação dos Conselhos Técnicos Sectoriais para as Qualificações (CTS) e dos Conselhos Sectoriais para as Qualificações (CSQ), tendo em vista assegurar a participação activa dos parceiros económicos e sociais.
Os CTS serão responsáveis pela elaboração dos referenciais de competência e referenciais de formação associados, correspondentes às qualificações demandadas pelo mercado de trabalho, enquanto que os CSQ serão responsáveis pela validação dos referidos referenciais.
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.