Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP
Image
Formação Contínua - RETFOP

Decorreu nesta sexta-feira, 11 de Agosto, a Cerimónia de Encerramento dos Cursos de Formação Contínua de formadores do INEFOP, nas especialidades de Pedreiro, Carpintaria de Cofragem e Energias Renováveis, abrangendo 45 Formadores provenientes das províncias de Benguela, Cabinda, Huila e Luanda.

Esta formação decorreu no quadro de uma parceria estabelecida entre o RETFOP/Expertise France e o Centro de Formação de Formadores (CENFFOR), do INEFOP, e realizou-se no CINFOTEC Rangel, para a formação em Energia Renováveis, e no CENFOC de Viana, para as formações de Pedreiro e Carpintaria de Cofragem, com duração de 80 horas, ministradas por formadores da France Éducation International.

Os formadores beneficiários consideraram a formação proveitosa e garantiram que vão aplicar tudo quanto puderam aperfeiçoar nas componentes técnicas e pedagógicas.

Na ocasião, o Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, referiu que estas formações têm estado a mudar o paradigma da Formação Profissional, considerando que esta acção faz a diferença no universo dos formadores, pois têm a missão de replicar junto dos colegas que não puderam participar.

Na sua intervenção, o Director-Geral do INEFOP, Manuel Mbangui, referiu que esta formação contínua representa uma aposta no Sistema Nacional de Formação Profissional, constituindo um elemento fundamental na qualificação  dos formadores.

O Coordenador do RETFOP, Alexandre Rosa, mencionou que, no quadro do reforço da capacitação dos Formadores do INEFOP, já houve formações anteriores que se juntam a esta: a Formação Pedagógica a 31 formadores, Formação Técnica e Pedagógica a 80 Formadores e agora esta, de 45, perfazendo um total de 156 formadores beneficiários. Referiu ainda, que a formação de formadores constitui uma importante actividade do RETFOP, juntamente com outras que contribuem para o fortalecimento do Sistema de Formação Profissional de Angola.

O Delegado da União Europeia, Paulo Simões, falou do Caminho conjunto Angola-União Europeia, com enfâse no domínio do ensino e formação, e agradeceu aos Ministérios do Trabalho, Ministério da Educação e do Ensino Superior pela apropriação das acções do RETFOP. Reafirmou, ainda, o compromisso e o empenho da União Europeia em continuar a apoiar o esforço de melhoria da formação profissional, no quadro da cooperação com Angola

No final da sessão, os formadores beneficiários fizeram a exposição de alguns trabalhos realizados durante as acções de formação.

 

Related countries