Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

No âmbito da actividade de apoio ao desenho do Quadro Nacional de Qualificações de Angola, foi desenvolvido, numa iniciativa conjunta do RETFOP e da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, um Seminário Internacional para partilha de modelos existentes em contextos europeu e africano e preparação de propostas de acção para Angola, que contou com a participação de oradores externos e peritos locais.

O seminário, que foi moderado pelo Coordenador-Geral do RETFOP, Alexandre Rosa, decorreu nesta terça-feira, 27 de Outubro, em formato de Webinar, e contou com cerca de 90 participantes, representando uma variedade de entidades interessadas nesta temática, nomeadamente a UTG/PNFQ, legalmente incumbida de garantir a criação do SNQ, o Ministério da Educação, o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes de empresas públicas e privadas, associações empresariais, sindicatos, assim como parceiros internacionais, observadores e representantes do RETFOP.

A nota de abertura deste encontro virtual foi feita pelo Director do Gabinete de Quadros e Coordenador da UTG/PNFQ da Casa Civil do Presidente da República, Dr. Edson Barreto, que manifestou agrado pela participação numa iniciativa que concorre para o cumprimento dos  objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, referindo a sua grande  importância para a estruturação do sistema de qualificações de Angola. Referiu, na ocasião, que o Sistema Nacional de Qualificações se mostra como um instrumento de referência único para o enquadramento das qualificações produzidas no sistema educativo e da formação profissional em Angola, e que tem quatro grandes objectivos: O da criação do Quadro Nacional de Qualificações, do Catálogo Nacional de Qualificações, do Regime de Validação e Certificação de Competências, bem como da criação da entidade que se encarregará de gerir os Sistema Nacional de Qualificação de Angola.

O seminário recebeu contribuições de outras realidades, quer pela abordagem da prelectora Sandra Lameiro, da ANQEP-Portugal, que partilhou a experiência do processo de criação e evolução do Sistema Nacional de Qualificações e Modelos de Governação de Portugal, quer pela abordagem da prelectora Eduarda Castell-Branco, da European Training Foundation (ETFF), que mostrou sinteticamente a realidade do continente africano no que diz respeito a implementação e preparação dos Quadros Africano de Qualificações, com enfoque nos países da região da SADC, da qual Angola faz parte. Por sua vez, o Prelector Olavo Correia, Perito do RETFOP, apresentou os Princípios gerais de enquadramento da Proposta do QNQ de Angola e do Modelo de Governação, que tem vindo a ser desenvolvido pelo Grupo de Trabalho que comporta representantes dos serviços angolanos e parceiros.

O seminário, que teve uma participação activa e interessada de vários participantes, atingiu os seus objectivos, tendo sido possível fazer uma reflexão alargada, receber sugestões e discutir com os presentes as propostas relativas ao Sistema Nacional de Qualificações para Angola e o respectivo modelo de governação.

Ficou claro neste Seminário que importa prosseguir com a discussão agora iniciada, de forma alargada, o que acontecerá oportunamente.

Confira as imagens:



 

O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem uma abrangência nacional sendo implementado, no que respeita à intervenção directa ao nível das instituições de formação e emprego, nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.

Related topics

Education

Related countries

Africa