RETFOP – Especialistas da France Éducation International realizam missão de trabalho em Angola
News details
O Projecto RETFOP, no âmbito das actividades relacionadas com a formação de quadros para o Ensino Técnico e da Formação Profissional, promoveu, de 9 a 14 de Fevereiro, uma missão com peritos do parceiro francês da France Éducation International.
Esta missão de terreno, que contou com dois especialistas, no quadro da formação, abordou duas dimensões importantes: a formação de directores e subdirectores de Escolas Médias Técnicas e Centros de Formação Profissional, bem como a formação de gestores de equipamentos/laboratórios/oficinas.
Nesta fase de diagnóstico, a equipa promoveu sessões de trabalho com as tutelas do MED e do MAPTSS – Direcção Nacional do Ensino Secundário Técnico Profissional (DNESTP) e Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP), respectivamente – bem como com os directores e gestores de equipamentos das Escolas Médias Técnicas e de Centros de Formação Profissional, de Luanda.
Fez igualmente parte da missão a deslocação a outra província. Dessa forma, a equipa constituída pelos especialistas da FEI, elementos do RETFOP e membros da tutela dos Ministérios envolvidos, participaram em sessões de trabalho na província de Benguela, com o objectivo de recolher informação da realidade de uma outra província que não a capital.
Essas sessões de trabalho envolveram a Direcção Provincial de Educação e Serviços do INEFOP de Benguela, bem como directores e gestores de laboratórios de Escolas Técnicas e Centros de Formação da Província.
As sessões de trabalho, quer em Luanda, quer em Benguela, envolveram igualmente visitas às instituições do Ensino Técnico e da Formação Profissional, com especial enfoque nos seus respectivos laboratórios.



O Projecto RETFOP (Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola) é financiado pela União Europeia, no âmbito do 11.º Fundo Europeu para o Desenvolvimento, sendo implementado em co delegação pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Expertise France, ao abrigo de um acordo de delegação celebrado com a União Europeia.
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.