RETFOP promove formação de Técnicos dos Centros de Emprego do INEFOP sobre Estágios Profissionais
News details
Vinte e cinco técnicos dos Centros de Emprego do INEFOP, provenientes das províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Huíla, Uíge e Moxico, participaram numa acção de formação sobre gestão do Programa de Estágios Profissionais, que decorreu entre 15 e 18 de Março, nas instalações do CINFOTEC – Rangel, no âmbito do Projecto RETFOP.
Com esta acção de formação pretendeu-se capacitar os técnicos dos Serviços Centrais e Locais do INEFOP, das referidas províncias, para a gestão do Programa de Estágio Profissionais RETFOP, incluindo a organização dos processos de trabalho a implementar aos diferentes níveis da administração destes serviços do INEFOP.
A formação foi ministrada por técnicos do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal (IEFP) e desenvolvida conjuntamente com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
No final da formação procedeu-se à entrega de certificados a todos os participantes e a sessão de encerramento contou com a presença dos formandos, formadores, do Director-Adjunto do INEFOP para área do Emprego e do Coordenador-geral do RETFOP.
Na sua intervenção, o Director-Adjunto do INEFOP referiu que este Instituto tem desenvolvido um conjunto de acções com vista à modernização dos Centros de Emprego e que, esta formação, no âmbito do RETFOP, acrescenta valor no plano de investimento em capital humano, que constitui um objectivo central daquele Programa de Modernização.
Por sua vez, o Coordenador-geral do RETFOP, realçou que o presente Programa de Estágios Profissionais está alinhado com as políticas do Governo relativas à promoção da empregabilidade dos jovens e agradeceu o engajamento da Direcção e da Equipa do INEFOP nesta acção de formação, que representa o primeiro passo do Programa Estágios Profissionais RETFOP, cujo lançamento ocorrerá em breve e será devidamente divulgado. Na ocasião, o Coordenador do RETFOP agradeceu a participação da Equipa de formadores do IEFP de Portugal, reafirmando a sua disponibilidade para continuarem a apoiar os técnicos do INEFOP durante o período de implementação do Programa.
Em nome dos formandos, a Técnica de Emprego, Ilda Chicuaia Semente, do CLESE da Huíla, referiu que esta formação permitiu reforçar as competências técnicas das Equipas dos Centros de Emprego, capacitando-os para uma melhor intervenção na promoção da empregabilidade dos jovens. Considerou que a formação decorreu com êxito e espera poder aplicar os conhecimentos aquando da implementação do Programa de Estágios RETFOP e não só.
De mencionar que esta acção é resultado do acordo celebrado entre o Instituto Camões e o INEFOP para apoiar um programa de estágios profissionais para jovens diplomados do ensino médio técnico e dos cursos de formação profissional, no âmbito do projecto RETFOP, com o apoio financeiro da União Europeia, e que prevê abranger cerca de 600 jovens diplomados.
Mais imagens:
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.