Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

Sendo um dos objectivos do projecto RETFOP apoiar o desenho técnico e conceptual assim como a adopção legal do Quadro Nacional de Qualificações, está em curso a realização de um conjunto de seminários de disseminação e familiarização sobre o Sistema Nacional de Qualificações, nas províncias com intervenção directa do projecto ao nível das instituições de formação e emprego.

Numa acção conjunta do RETFOP e da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros da Casa Civil do Presidente da República, realizou-se na Província do Uíge, no dia 10 de Dezembro, mais um destes Seminários, à semelhança do que acontecera em Luanda, em Novembro.

O Seminário aconteceu no Auditório do Instituto Médio Politécnico “Manuel Quarta Punza” e contou com a participação de quadros intermédios e superiores dos Serviços Provinciais da Educação e Formação Profissional do Uíge, representantes de Sindicatos de Organizações empresariais e profissionais, tendo sido animado pela Dra. Ana Pinto de Andrade, da Unidade Técnica de Gestão do PNFQ e pelo Dr. Olavo Correia, perito do RETFOP encarregado do apoio ao desenvolvimento do SNQ.

Os objectivos principais do Seminário eram de Partilhar com os actores nacionais conhecimentos, conceitos básicos, princípios gerais, objectivos e pertinência do SNQ para Angola, inclusive seus principais componentes, nomeadamente, Quadro Nacional e Catálogo Nacional de Qualificações, partilhar com os actores modelos e experiências do SNQ de outros países, em especial da SADC, assim como auscultar dos actores as expectativas da futura configuração do SNQ de Angola.

Está prevista a realização de Seminários com os mesmos objectivos nas Províncias de Benguela, Huambo, Huíla e Moxico, o que acontecerá no princípio de 2020.

O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem uma abrangência nacional sendo implementado, no que respeita à intervenção directa ao nível das instituições de formação e emprego, nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.

Confira algumas fotos:

Related topics

Education