RETFOP promove seminário para disseminação e familiarização do Sistema Nacional de Qualificação
News details
Numa iniciativa conjunta do RETFOP e da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros da Casa Civil do Presidente da República, decorreu quinta-feira, 28 de Novembro, no CINFOTEC – Rangel, o primeiro Seminário sobre o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), com objectivo de partilhar informação e tendo em vista a criação de bases comuns de entendimento e promovendo a familiarização com os interessados sobre as diferentes dimensões do Sistema e as respectivas metodologias.
O Seminário contou com a presença de técnicos do Ministério da Educação, do MAPTSS, da UTG/PNFQ e membros da Sociedade Civil e usaram da palavra, na sessão de abertura, o Dr. Gildo Matias, Coordenador Adjunto da UTG/PNFQ e o Dr. Alexandre Rosa, Coordenador-geral do RETFOP.
Numa abordagem de contextualização sobre o Sistema Nacional de Qualificações em Angola, a Dra. Ana Pinto Andrade, responsável, na UTG-PNFQ, pelo SNQ, fez um enquadramento dos avanços de alguns países da SADC e da Europa, tendo salientado que o desenvolvimento humano, social e económico de qualquer Nação constrói-se com apostas fortes e decisivas na Formação e Capacitação dos Recursos Humanos, e que esta premissa está presente nas preocupações de Angola ao adoptar um Plano Nacional de Formação de Quadros enquanto “conjunto de orientações” decorrentes da Estratégia Nacional de Formação de Quadros, para a qualificação dos recursos humanos nacionais.
Nesta iniciativa, que se repetirá nas províncias de Benguela, Huíla, Huambo, Moxico e Uíge, a abordagem centrou-se, principalmente, no enquadramento geral do Sistema Nacional de Qualificações e das suas componentes -, Quadro Nacional de Qualificações e Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais - tendo a apresentação e dinamização da discussão sido assegurada pelo Dr. Olavo Delgado Correia, Perito do RETFOP para o SNQ.
O seminário contou também com a intervenção do público presente, que manifestou agrado pela iniciativa e expôs as suas preocupações, dúvidas e sugestões sobre os tópicos em abordagem.
O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem uma abrangência nacional sendo implementado, no que respeita à intervenção directa ao nível das instituições de formação e emprego, nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.
Dra. Ana Pinto Andrade, responsável, na UTG-PNFQ, pelo SNQ.
Dr. Gildo Matias, Coordenador Adjunto da UTG/PNFQ
Dr. Alexandre Rosa, Coordenador-geral do RETFOP

Dr. Olavo Delgado Correia, Perito do RETFOP para o SNQ

Assistência
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.