RETFOP promove seminário sobre estágios curriculares
News details
Constitui um dos objectivos do projecto RETFOP a melhoria do sistema de aprendizagem através da criação de mecanismos que proporcionem melhores condições para a prática em contexto de trabalho integrada nos próprios planos de formação. É com este propósito que está em curso uma actividade orientada para a melhoria das condições de realização dos estágios curriculares no ensino médio técnico e a avaliação da oportunidade da sua inserção nos cursos de formação profissional.
Foi neste âmbito que se realizou, nos dias 03 e 6 de Maio, no INFQE, um Seminário que serviu para apresentar os resultados preliminares de um diagnóstico elaborado pelos peritos da France Education International, em articulação com as instituições de educação e formação angolanas, bem como a identificação de elementos que permitam delinear uma estratégia adequada à superação dos problemas e constrangimentos observados e encontrar pontos de melhorias.
Participaram desta acção técnicos seniores do Ministério da Educação e do MAPTSS, representantes de empresas e das associações de empresas, bem como Directores e Formadores de escolas Médias Técnicas e centros de Formação Profissional.
No acto de abertura dos trabalhos, a Directora-geral-adjunta do INFQE, Julieta Octávio, referiu que este seminário marca um grande passo para a análise da situação existente e a consolidação de um documento estratégico que que permita guiar as acções a empreender, apelando a todos os presentes o seu envolvimento. Por sua vez, o coordenador do RETFOP disse, na ocasião, que esta actividade permitirá melhorar a capacidade de organização e realização de estágios curriculares de aprendizagem em empresas que, integrados no próprio plano de formação, como já acontece nas Escolas Médias Técnicas, favoreçam melhores aprendizagens, nas componentes mais práticas das respectivas formações.
O diagnóstico, apresentado pela especialista Madeleine Paule, tendo por base um inquérito por questionário, aplicado a mais de 80 Escolas, revelou que, no ensino médio, o estágio é obrigatório, mas é realizado para apenas 20% dos alunos da 13ª classe, enquanto que nos Centros de Formação profissional (CFP), não há estágio curricular, com excepção do sector de hotelaria e restauração.
Os participantes no seminário, divididos em dois grupos, puderam desenvolver acções interactivas, para encontrar soluções para os desafios colocados no âmbito da temática em abordagem. Como resultado desta acção, destacam-se a consensualização pelas partes sobre a importância dos estágios curriculares no sistema de formação profissional; a indicação de que a organização dos estágios deve ter alguma flexibilidade ao nível da escola devendo considerar as condições (de contexto económico ou provincial) existentes, bem como formas pragmáticas de assegurar uma maior formação prática, mesmo quando não é possível a realização de estágios curriculares em empresas.
Foi também consensualizado que, no âmbito da formação profissional, apesar de ser importante explorar soluções que aprofundem a formação em contexto de trabalho, a introdução de estágios curriculares no ciclo formativo deve ser devidamente ponderada, recomendando-se que devem ser exploradas formas flexíveis que, pelo menos na actual situação, não devem evoluir componentes obrigatórias do programa de formação.
Na sequência desta acção, estão previstos outros desenvolvimentos envolvendo os dois Ministérios, Escolas, Centros de Formaçao e Empresas.
(Fotografias: Equipa de Comunicação RETFOP)
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.