Secretários de Estado de Portugal e de Angola tomam contacto com cursos de formação de professores
News details

Realizou-se ontem, por ocasião da visita oficial a Angola do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, e com a participação do Secretário de Estado do Ensino Superior de Angola, da Embaixadora da União Europeia, da Decana da Faculdade de Engenharia e do Director-Geral do ISCED de Luanda, um encontro de trabalho com a Comissão Técnico-Científica dos cursos de bacharelato em ensino, para professores do ensino técnico profissional, a decorrer na Universidade Agostinho Neto e ISCED de Luanda, com o apoio do RETFOP.
Na reunião, que contou igualmente com a participação do representante dos estudantes dos cursos de formação de professores, foi possível fazer um ponto de situação e um primeiro balanço do funcionamento dos cursos, tendo sido identificados os principais desafios que se colocam para o sucesso deste programa de formação.
Participaram ainda no Encontro, a Vice-Presidente do Conselho Directivo do Camões, o Embaixador de Portugal em Angola, o Director-Geral do INAGBE, bem como os responsáveis pela Cooperação da Embaixada de Portugal e a Equipa do RETFOP.
Na ocasião, quer o Coordenador da Comissão Técnico-científica, quer o representante dos estudantes, reconheceram que, apesar das dificuldades, agravadas por força dos constrangimentos impostos pela pandemia COVID 19, foi possível encontrar soluções para garantir o funcionamento dos cursos, reafirmando o seu empenho em tudo fazer para o sucesso deste programa de formação de professores.
Ambos os Secretários de Estado e a Embaixadora da União Europeia, regozijaram-se pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, reafirmando a importância deste programa para a construção de novas ofertas formativas no ensino superior angolano, numa área considerada crucial no domínio da cooperação da União Europeia e de Portugal com Angola.
A Embaixadora da União Europeia, reafirmou o apoio para melhorar o ensino técnico-profissional em Angola e a formação de professores, tendo deixado um conjunto de desafios para um ensino inovador e criativo, mais digital, mais verde, com maior ligação com o mercado de trabalho e para uma maior inserção das mulheres nos cursos de formação técnica. Sublinhou também a importância de promover a iniciativa própria dos alunos, o pensamento critico e integração da formação profissional no orçamento nacional de educação.
O Secretário de Estado do Ensino Superior realçou o papel desempenhado pelos professores e alunos no desenvolvimento destes cursos, reafirmando o apoio do governo angolano ao programa e encorajando os responsáveis, professores e alunos, a continuarem engajados para o seu sucesso.
O Secretário de Estado português relembrou as decisões da União Europeia quanto ao pacote financeiro a disponibilizar para a cooperação com a África Subsariana, desejando que, neste quadro financeiro, Angola continue a ocupar um lugar de destaque na utilização de fundos europeus para os diferentes domínios da cooperação, nomeadamente para a formação técnico-profissional.
Confira mais imagens:






O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem uma abrangência nacional sendo implementado, no que respeita à intervenção directa ao nível das instituições de formação e emprego, nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.