Técnicos dos GIVAs capacitados sobre a nova metodologia de intervenção
News details
O Projecto RETFOP, no âmbito da sua actividade de apoio à melhoria do funcionamento dos Gabinetes de Inserção a Vida Activa (GIVA), das Escolas Médias Técnicas, promoveu uma acção de formação para os técnicos desta área, durante o período de 21 de Novembro a 02 de Dezembro do ano em curso, abrangendo um total de 80 técnicos provenientes das províncias de Benguela, Huambo, Huila, Luanda, Moxico e Uíge.
A formação, que decorreu no CINFOTEC – Rangel, surge com o objectivo de capacitar os responsáveis pelos GIVA para a implementação da nova metodologia de intervenção, igualmente elaborada no âmbito do projecto RETFOP e validada pelo Secretário de Estado do Ensino Secundário. Para além dos responsáveis dos GIVA das Escolas, a formação abrangeu, ainda, técnicos dos serviços centrais do INFQE e dos Gabinetes Provinciais de Educação das províncias seleccionadas.
A nova metodologia de intervenção dos GIVA, bem como a formação realizada, foram da responsabilidade da consultora portuguesa Dra. Hélia Moura, que se deslocou a Luanda para o efeito.
Por ocasião da abertura da formação, o Director-adjunto do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação - INFQE, Dr. Pedro Nunes, encorajou os participantes a explorarem ao máximo a formação para poderem capacitar-se, não só para assegurar o funcionamento dos seus GIVA, mas para poderem assumir a tarefa de disseminação da nova metodologia junto dos colegas das suas províncias que não participaram nesta formação.
A avaliação da formação, de acordo com os questionários respondidos por todos os formandos, foi muito positiva e correspondeu às expectativas, sem prejuízo de se considerar que será importante repetir estas acções de formação periodicamente
Em declarações feitas a propósito da formação, o formando Otávio Tomás, proveniente da Huíla, do Instituo Técnico de Saúde do Lubango, referiu: “A formação está a ser proveitosa, com ferramentas novas e reforço de algumas já conhecidas”. Por sua vez, a formanda Úrsula do Nascimento, da província de Benguela, do Instituto Técnico Agrário Joaquim Kapango Bimbas, referiu que com os elementos aprendidos poderão melhorar os contactos com as empresas e ter um melhor plano de continuidade e acompanhamento aos estudantes.
Após esta formação, a consultora Hélia Moura, assegurará, até ao fim do mês de Março de 2023, o acompanhamento a distância da implementação da metodologia nas Escolas participantes, dando, nessa altura, por finalizada esta actividade do RETFOP.
O passo seguinte será a adopção formal da nova metodologia pelo Ministério da Educação, transformando-a, assim, na orientação oficial para o funcionamento dos GIVA em todo o País.
O Gabinete de Inserção a Vida Activa (GIVA) é uma área de serviço das escolas médias técnicas para apoiar, informar e orientar os alunos no percurso de inserção escolar e/ou profissional e, por conseguinte, a transição da escola para a vida profissional.
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.