Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

Realizou-se na passada terça-feira, 26 de Abril, a 10ª reunião ordinária do Comité de Coordenação Técnica (CCT) do RETFOP. Na reunião, realizada por videoconferência, foi feita apresentada e analisada as actividades desenvolvidas no primeiro trimestre de 2022.

O encontro permitiu, tendo por base uma apresentação detalhada do Coordenador-Geral do RETFOP, fazer uma radiografia do conjunto das actividades desenvolvidas no período em análise. A apresentação percorreu as três grandes áreas de actuação do projecto: Capacitação para a gestão do Sistema do ETFP; Melhoria da qualidade e relevância da oferta formativa e Apoio à integração de jovens no mercado de trabalho.

O Coordenador do RETFOP, Dr. Alexandre Rosa, informou que foi, recentemente, aprovada a extensão do Projecto para Setembro de 2023 pelas partes que asseguram a sua implementação. A este respeito, o Presidente do CCT, Dr. Martinho Mbangula Katumua, referiu que esta extensão vai permitir executar as actividades com maior segurança e eficiência.

Na ocasião, o Presidente do CCT, que presidiu à reunião, fez uma avaliação satisfatória dos avanços registados nas diferentes actividades, e nas suas intervenções referiu que os diplomas legais relativos ao Mecanismo de Diálogo Público-Privado para o ETFP e ao Sistema Nacional de Qualificações, se encontram em vias aprovação.

A reunião contou com contributos dos membros do CCT, nomeadamente dos representantes da UTG/PNFQ, MED, MAPTSS e da Delegação da EU, que nas suas intervenções, fizeram considerações pertinentes sobre os desenvolvimento das actividades, apontando caminhos para ultrapassar as dificuldades.

Na reunião marcaram presença todos os seus membros, em representação dos diferentes serviços da administração angolana, nomeadamente, da UTG/PNFQ, do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE), do Ministério da Educação, do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Direcção-Geral do Ensino Superior do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como os representantes da Delegação da União Europeia, das Embaixadas de França e Portugal, do Camões, IP e da Expertise France, da Universidade José Eduardo dos Santos, assim como membros da equipa do RETFOP e demais convidados.