Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

Realizou-se na passada terça-feira, 30 Março, a 7ª reunião ordinária do Comité de Coordenação Técnica do RETFOP. Na reunião, realizada por videoconferência, foi analisada a actividade desenvolvida no último período,  onde foi possível fazer o ponto de situação das diferentes actividades do Projecto.

A reunião foi dirigida pelo Presidente do Comité, Dr. Martinho Bangula Katumua, e contou com as presenças de todos os seus membros, em representação dos diferentes serviços da administração angolana, nomeadamente, o Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE), do Ministério da Educação, o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional do INEFOP), do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Direcção-Geral do Ensino Superior, do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como os representantes da Delegação da União Europeia, do Camões, IP e da Expertise France, assim como da equipa do RETFOP.

Participaram também, na qualidade de observadores e convidados, a representante da Embaixada de Portugal, o Director-Geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo e a Decana da Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade José Eduardo dos Santos.

Nas suas intervenções, os diferentes parceiros manifestaram a sua concordância geral com o curso das actividades, tendo e avaliado positivamente o trabalho desenvolvido.

O RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola – tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais empregável e produtivo. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem a duração de cinco anos e abrange as províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de euros.