Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

Mais de quatrocentos estudantes dos cursos de bacharelato em ensino, nas províncias de Luanda e do Huambo, observando as regras de prevenção face à COVID-19, assinaram, durantes os dias 14, 15 e 16 de Outubro, contratos de formação com o Ministério da Educação (MED) e  contrato de bolseiro com o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) para a frequência dos cursos de formação de professores para o ensino técnico-profissional, com o apoio do RETFOP e financiamento da União Europeia.

Em Luanda, cujos cursos são assegurados pela Universidade Agostinho Neto e ISCED Luanda, as assinaturas decorreram nas Faculdades de Engenharia e Arquitectura, ao passo que no Huambo, onde os cursos são assegurados pela Universidade José Eduardo dos Santos e ISCED Huambo, as assinaturas tiverem lugar na Faculdade de Ciências Agrárias.

Em ambos os locais foi possível constatar, mais uma vez, a adesão e entusiasmo dos  estudantes na frequência destes cursos que, para além de serem apoiados por uma bolsa de estudo, têm a perspectiva de ingresso na carreira docente do Ministério da Educação.

A importância deste programa é bem evidenciada pela referência que lhe foi feita por Sua Excelência o Presidente da República de Angola , no discurso sobre o Estado da Nação, que  ao referir-se à área da Educação salientou “Por sua vez, o Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional está a formar professores nas várias especialidades, sobretudo nas áreas técnicas e tecnológicas”.

Os Cursos de Formação de Professores para o Ensino Técnico-profissional são uma das actividades do Projecto RETFOP - Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e de Formação Profissional de Angola –, desenvolvido com o financiamento da União Europeia, e implementado pelo Camões, I.P. e a Expertise France, que prevê formar mais de 400 professores em 11 cursos, sendo 8 realizados na Faculdade de Engenharia da UAN e 3 na Faculdade de Ciências Agrárias da UJES, no Huambo.

Com a assinatura destes contratos, no momento em que se reiniciaram as aulas depois da paragem provocada pela pandemia, estão reunidas as condições para dar continuidade ao presente programa de formação.

A equipa do RETFOP deseja a todos bom trabalho e os maiores sucessos.

Confira algumas fotos:


Estudantes assinam contracto com Ministério da Educação e INAGBE - Luanda

Luanda - Faculdade de Engenharia

Huambo - Faculdade de Ciências Agrárias

Luanda - Faculdade de Arquitectura


Huambo - Faculdade de Ciências Agrárias

Luanda - Faculdade de Arquitectura


Huambo - Faculdade de Ciências Agrárias

Related countries

Africa