Parceria RETFOP e INEFOP: Formadores de formadores em empreendedorismo ganham Novas competências
News details
No quadro da parceria entre o RETFOP e o INEFOP, 25 Formadores de empreendedorismo afectos aos CLESE (Centros Locais de Empreendedorismo e Serviços de Emprego) participaram numa acção de capacitação, no âmbito da actividade relacionada com melhoria do funcionamento dos programas de empreendedorismo em desenvolvimento nos CLESE. A formação centrou-se no novo programa de formação em empreendedorismo desenvolvido no âmbito do RETFOP e que será adoptado pelos CLESE nos cursos de empreendedorismo, no sentido de adequar os novos conhecimentos, formar os outros formadores e potenciar o sucesso dos projectos a criar.
A formação decorreu via online, de 7 de Junho a 30 de Julho, abrangendo formadores das províncias do Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Luanda, Huila, Lunda Norte, Huambo, Benguela, Malange, Cabinda, Uige e Moxico, e foi desenvolvida pela Bet On People – Consultoria e Formação, em parceria com o INEFOP.
Terminada a formação, os beneficiários continuam a contar com uma plataforma de apoio dinâmica e interactiva, à qual podem aceder e rever as sessões das aulas, os manuais de apoio e os novos manuais de empreendedorismo desenvolvidos no âmbito desta acção, até Dezembro do ano em curso (2021).
Os beneficiários da formação manifestaram satisfação pelo processo formativo. Manuel Miala, beneficiário da Província de Luanda, relatou o seguinte: “O projecto, em grande medida, melhorou as minhas competências digitais… Já aplico diariamente as competências digitas e está a ajudar-me a melhorar e também as informações constantes no novo manual de empreendedorismo”.
Lionel Constantino, beneficiário da província do Cuanza Norte, referiu que: “Esta formação vem para alavancar algumas das minhas competências e poder desenvolver outras áreas de formação e ser formador de uma nova área. As minhas expectativas foram alcançadas: poder aprender novas ferramentas necessárias ao negócio e não só.”
Assim, com esta formação, os participantes, dos quais 8 mulheres e 17 homens, saem mais sensibilizados para a importância, pertinência e utilidade do empreendedorismo no mundo actual, com competências e ferramentas que permitam implementar estratégias para fomentar e apoiar projectos empreendedores.
O Projecto RETFOP é financiado pela União Europeia e gerido pelo Instituto Camões, IP. e pela Expertise France.
Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.