Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

No âmbito da actividade relacionada com a formação inicial de professores, o CCISP – Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal – realizou, de 16 a 22 de Fevereiro, a 3ª missão de acompanhamento ao referido projecto de formação.

Essa missão, que decorreu simultaneamente em Luanda e no Huambo, contou, além de elementos da UCI do Projecto RETFOP, com docentes do Instituto Superior Politécnico de Bragança, para apoiar a área das Ciências Agrárias, Instituto Superior Politécnico de Coimbra, para apoiar a área da Electricidade e Electrónica, Instituto Superior Politécnico de Leiria, para apoiar a área da Construção Civil, e o Instituto Superior Politécnico de Setúbal para apoiar a área da Mecânica e a área pedagógico-didáctica.

Com o início das aulas do Ensino Superior previsto para as primeiras semanas de Março, um dos objectivos da missão foi, em conjunto com os docentes dos departamentos das áreas científicas das Universidades e ISCED envolvidas, finalizar os Projectos Pedagógicos dos 11 Cursos que este ano lectivo iniciarão na Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos, no Huambo.

Na missão, e com vista a fazer uma análise da capacidade laboratorial instalada, foram visitados os laboratórios dos diferentes departamentos das Faculdades onde os cursos irão decorrer. Com a participação da Direcção Nacional do Ensino Secundário Técnico Profissional, foram igualmente visitados os laboratórios das Escolas Médias Técnicas, onde os estudantes, futuros professores, poderão, no último ano dos seus cursos, realizar os estágios pedagógicos profissionais.

Por último, foi realizado o diagnóstico das necessidades de formação nas áreas técnicas, tecnológicas e didáctico-pedagógicas, dos Cursos de Ensino da Mecânica, Electricidade e Electrónica, Construção Civil e Ciências Agrárias.

(Sessão de trabalho na província do Huambo)

(Sessão de trabalho na província de Luanda)

(Sessão de trabalho Huambo)

O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem uma abrangência nacional sendo implementado, no que respeita à intervenção directa ao nível das instituições de formação e emprego, nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.