Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

Uma das actividades do projecto RETFOP visa contribuir para a criação de um Mecanismo de Diálogo Público-privado que garanta uma efectiva participação dos parceiros sociais (entidades empregadoras e sindicais) no desenvolvimento do sistema de formação profissional.

Para atingir esse desiderato, foi definido um programa de 6 meses com várias actividades a realizar, sendo a primeira uma formação online para os participantes no processo de criação do mecanismo de diálogo. 

Para concretização desta actividade, o RETFOP e a UTG/PNFQ, em parceria com o Centro Internacional de Formação, da Organização Internacional do Trabalho (CIF-OIT), estão a promover um curso online, que junta representantes da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros (UTG/PNFQ), do Ministério da Educação, do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da União Nacional dos Trabalhadores de Angola – Confederação Sindical (UNTA-CS) e do Grupo Técnico de Empresa (GTE).

A sessão de abertura do Curso online sobre o Papel dos Parceiros Sociais nos Sistemas de Desenvolvimento de Competências teve lugar nesta segunda-feira, dia 16 de Novembro, através da plataforma Virtual do CIF-OIT, e contou com cerca de quarenta participantes.

Este curso, que visa dotar os intervenientes directos da criação deste instrumento com conteúdos técnicos fundamentais, representa um passo de todo o processo de criação do mecanismo de diálogo público-privado sobre o ensino técnico e a formação profissional, e se direcciona para toda as partes, mas dando enfâse aos parceiros sociais, por ser a parte que tem de conquistar mais espaço na construção do processo de formação profissional.

Na sessão, o Coordenador da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, Dr. Edson Barreto, fez uma abordagem sobre a criação de um mecanismo de diálogo público-privado sobre o ETFP em Angola, apontando o compromisso do Executivo angolano com a formação e a qualificação técnico-profissional. A sessão centrou-se na apresentação, pelos oradores internacionais, da experiência de Portugal, considerando a perspectiva dos empregadores e dos sindicatos.

A formação, que comporta quatro módulos e tem a duração de um mês, conta com cerca de 60 participantes inscritos e prevê-se a sua plena participação nos fóruns online.