RETFOP: Missão Pôle Emploi em Angola analisa apoios ao empreendedorismo
News details
O fortalecimento das instituições para a promoção do empreendedorismo e apoiar os serviços oferecidos aos jovens empreendedores são partes constituintes das actividades e objectivos do projecto RETFOP.
Com o objectivo de identificar formas de apoio aos diplomados do Ensino Técnico e da Formação Profissional no desenvolvimento de projectos empreendedores, realizou-se no período de 03 a 13 de Dezembro, uma missão da Pôle Emploi (Agência Francesa para o emprego), nas províncias de Luanda e Benguela, onde foi possível avaliar o ecossistema empreendedor dessas províncias, que, de alguma forma, permitem espelhar a realidade angolana.
A Missão, que integrou os Drs. José Cerqueira, José Manuel Rodriguez Gomez e a Dra. Marie Trindade–Rodrigues, consistiu na realização de um conjunto de sessões de trabalho com vários actores com interesse e intervenção directa no referido ecossistema, nomeadamente o Guiché Único de Empresas, Câmara de Comércio e indústria de Angola, Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola, CLESE (Benguela), IEMP – Incubadora de Empresas, Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional (CIEP KILAMBA), Associação dos Inventores e Inovadores, Associação dos Kupapatas de Angola, Centro de Empresas e Projectos Prestigio, assim como o Banco Atlântico, Banco Angolano de investimentos, Banco de Fomento Angola e o Banco Sol.
No decorrer da missão foram abordadas as questões necessárias para a prossecução dos objectivos definidos, onde os parceiros públicos e privados demonstraram interesse e vontade de colaborar para que se tenha um ecossistema mais eficiente.
Tendo por base os resultados desta missão, os peritos da Pôle Emploi desenvolverão, para posterior discussão com os parceiros angolanos, propostas relativas à estruturação de um sistema de apoio ao empreendedorismo ao serviço efectivo da melhoria dos serviços oferecidos aos jovens empreendedores que queiram desenvolver os seus próprios negócios criadores de emprego.
O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem uma abrangência nacional sendo implementado, no que respeita à intervenção directa ao nível das instituições de formação e emprego, nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.
Confira algumas fotos:




Log in with your EU Login account to post or comment on the platform.