Skip to main content

News details

Posted on Projecto RETFOP

O RETFOP, enquanto parceiro do Ministério da Educação, na área do Ensino Técnico-Profissional, esteve presente na primeira edição da Feira Nacional do Ensino Técnico-Profissional (FENATEC), com uma delegação encabeçada pelo seu Coordenador-Geral, Alexandre Rosa.

A Feira, com o mote “Construir o futuro, olhando para a formação técnica do presente”, é promovida pelo Ministério da Educação e visa ser uma montra de divulgação da realidade e potencialidades do ensino técnico-profissional existente no País.

A abertura oficial do evento, que decorre de 10 a 13 de Dezembro, no CCTA, foi feita pela Ministra da Educação, Dra. Ana Paula Elias, contando com a presença do Director do Gabinete de Quadros do Presidente da República, Dr. Edson Barreto, e do Director do Gabinete Provincial da Educação de Luanda, Dr. Benedito Narciso.

Durante os três dias, prevê-se o intercâmbio entre empresários, escolas e estudantes, debates e momentos culturais, sendo também atribuídos prémios aos melhores projectos em concurso.

Trata-se de um evento de grande importância e significado pelo que representa no esforço de divulgação e de afirmação do subsistema de ensino técnico-profissional, contribuindo, assim, para o seu maior conhecimento por parte da sociedade em geral, e da comunidade empresarial em particular e, dessa forma, promovendo a empregabilidade dos seus diplomados.

Estiveram representadas Escolas do Ensino Médio Técnico de todas as Províncias, tendo sido possível apreciar excelentes trabalhos realizados pelos alunos de diferentes áreas.

Paralelamente à Exposição, realizaram-se igualmente debates sobre temas variados relativos ao ensino técnico-profissional, onde, de forma muito participada, foi possível discutir os problemas que afectam este subsistema de ensino e apontadas perspectivas de desenvolvimento.

A Equipa do RETFOP teve oportunidade de intervir nos debates, através do seu Coordenador-Geral, Alexandre Rosa, e do Assistente Técnico para a área do ensino Técnico-profissional, Óscar Santos, tendo aproveitado para divulgar algumas das actividades mais relevantes do Projecto, com relação directa com os temas em discussão, e afirmando o seu compromisso com o apoio a esta e outras iniciativas que, enquadrando-se nos objectivos fixados para o próprio Projecto, constituem formas concretas de assegurar a sua própria sustentabilidade ao serviço da revitalização do ensino técnico e da formação profissional em Angola.

O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projecto tem uma abrangência nacional sendo implementado, no que respeita à intervenção directa ao nível das instituições de formação e emprego, nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.

 

 

 

Related topics